As formigas
    Animais     Insectos     Formigas     As formigas
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas
   As formigas
   As formigas quando nascem
   Colónias de formigas
   Formigueiros
   Morfologia das formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


As formigas
205

As formigasAs formigas são pequenos insectos, da ordem dos himenópteros que pertencem à família dos Formicidae. As distintas espécies se distinguem por características próprias de comportamento e de forma morfológica. 70 % das formigas que existem vivem entre os dois trópicos. Têm uma visão um pouco fraca, mas utilizam as suas antenas para o olfacto, paladar e tacto.

Algumas espécies de formigas têm uma agulha como as vespas, mas todas têm uma glândula com veneno. As formigas com asas não são espécies diferentes, mas sim os exemplares que se encargam da reprodução da colónia. As fêmeas e os machos voam quando abandonam o ninho, apesar de depois perdem as asas. São animais que podem adoptar diferentes formas. Existem diferenças físicas entre formigas trabalhadoras, entre os machos e a fêmeas, etc.

Todas as espécies de formigas conhecidas são sociáveis e vivem em colónias. Estas colónias podem ser compostas por poucos exemplares ou por muitos, chegando inclusive aos 100000 ou mais. Quase todas as espécies têm a classe obreira, composta por fêmeas estéreis. A sua função é de construir o ninho, cuidar das crias e conseguir alimento. Os seus olhos são pequenos e são ápteros.

Existem espécies onde estas formigas põem ovos, que são utilizados para alimentar as larvas, pois não estão fecundados. Dentro de cada colónia existem formigas de vários tamanhos. As mais pequenas geralmente ficam dentro do formigueiro, enquanto as de maior tamanho saem ao exterior em busca de alimento. Outra função é a de proteger o formigueiro, por isso recebem também o nome de formigas soldado.

A formiga rainha pelo contrário é solitária. Não é acompanhada por nenhum macho quando forma o formigueiro. O seu tamanho é superior ao resto das formigas, inclusive os machos. Uma vez que tenha sido fecundada, as asas caem ou as arranca e cava uma pequena câmara onde permanece até ao ano seguinte. Em pouco tempo põe uns ovos que se transformaram em obreiras.

A formiga rainha depende de si mesmo para a sua alimentação. Quando as larvas nascem, as alimenta mediante secreções salivais. Por esse motivo, as primeiras formigas obreiras que nascem são mais pequenas. Uma vez que elas possam sair para o exterior, irão provir a formiga rainha de alimento. Uma formiga rainha pode viver até 15 anos durante os quais irá pôr ovos.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   formigas, insectos
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso