As formigas quando nascem
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas
   As formigas
   As formigas quando nascem
   Colónias de formigas
   Formigueiros
   Morfologia das formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


As formigas quando nascem
40

As formigas quando nascemOs ovos de formiga são brancos e medem apenas meio centímetro de comprimento. Estes ovos devem estar nas melhores condições possíveis dentro do ninho, pelo que as formigas obreiras se encarregam de os transportar de uns sítios para outros, lambendo-os com frequência para evitar infecções de fungos.

O aspecto que tem as larvas é parecido ao das lagartas, com cabeça e treze segmentos.Nalgumas espécies, as larvas movem o extremo anterior do corpo de um lado para o outro e parecem solicitar comida às formigas obreiras. As larvas não têm patas, pelo que não se conseguem mover por elas mesmas. São amontoadas por tamanhos e idades.

Isto é feito para que todas recebam a mesma atenção, já que se do monte sair um exemplar maior, as formigas que cuidarão dela lhe prestarão mais atenção do que ao resto. Através da cutícula pode-se observar o estômago grande e escuro. As larvas baseiam a sua alimentação em matéria líquida regurgitada. Chegado o momento, as larvas se transformam em pupas e mais tarde em casulos. Em algumas espécies de formigas, as larvas envolvem-se em seda.

Estas têm as cabeças e as antenas comprimidas perto do corpo. Quando já têm a forma de uma formiga adulta, o resto das formigas obreiras ajudam-nas a sair do casulo. Segundo a especialidade da formiga, a alimentação da larva variará. Por exemplo, as que se destinam à reprodução terão uma dieta mais rica em proteínas. Se a sua função for de formiga obreira, a sua dieta estará baseada nos hidratos de carbono.

As fêmeas têm cromossomas XX e os machos XY, pelo que o sexo estará geneticamente determinado. As formigas acabadas de nascer geralmente têm uma cor mais pálida do que as de maior idade. Em poucos dias terão a coloração definitiva.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   formigas, insectos
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso